sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Hotel Nacional em São Conrado, Rio de Janeiro

Em uma das minhas viagens a trabalho pelo Rio de Janeiro passando em frente a praia de São Conrado vi este enorme prédio com design moderno e totalmente abandonado.
A primeira impressão quando se passa na frente do Hotel Nacional é a de surpresa por ver esta estrutura enorme totalmente fechada por tijolos e tapumes que é a entrada do saguão e os auditórios de uma espécie de centro de exposição.
Depois de conseguir algumas informações sobre o tal prédio com o motorista, cheguei em casa é fui atrás de mais informações e a história do gigante esquecido.

A construção começou em 1968 e o hotel foi inaugurado em 1972, inicialmente era de propriedade do grupo HORSA do empresário José Tjurs, hotel nacional foi projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer e seus jardins tem assinatura de Burle Marx, conta com 500 quartos e toda uma estrutura internacional para entreter seus hospedes.
O projeto de Oscar Niemeyer previa uma torre de 60 andares, mas por motivos orçamentários o projeto foi reduzido a torre atual com metade dos andares previstos, durante a fase inicial do projeto, José Tjurs solicitou a Niemeyer um prédio retangular convencional que iria aproveitar melhor o terreno, porem Niemeyer apresentou o projeto de um prédio cilíndrico aonde a construção não agrediria tanto a beleza natural da região.
Depois de alguns anos, o grupo Interunion do empresário Arthur Falk, o mesmo dono do título de capitalização Papa Tudo comprou o hotel, infelizmente após o grupo entrar em dificuldades financeiras o prédio interrompeu suas atividades como hotel é foi bloqueado judicialmente para ser usado como garantia das dívidas do grupo.

Recentemente o prédio foi leiloado por 85 milhões por um empresário de Goiás, não se sabe ao certo qual será o destino do prédio.

(Imagens da internet e de Osmar Carioca)






























 

 













 
 

 

Um comentário:

  1. Ola, estava vendo as fotos desse hotel e soube que ele esta sendo reformado e em 2014 abrira novamente as portas para atender a demanda da Copa do Mundo e Olimpiadas.

    ResponderExcluir